samedi 10 juillet 2010

L'Univers Brésilien 2010

O UNIVERSO BRASILEIRO BRILHA EM PARIS
RIOARTE E DIVINE JUNTAS PARA A GLORIA DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS




Sula Dray, Ofélia Torres, Ed Ribeiro, Tissi Mouzinho e Solange KamenetzS em Paris





Diva Pavesi, Admnistradora e Delegada da Academie Arts Sciences Lettres, Medalha de Ouro Jorge Amado e Guimaraes Rosa outorgada na Academia Brasileira de Letras em 2009 é Curadora da célebre exposiçao O Universo Brasileiro, na Galeria Everarts, em parceria com a RIOARTE CULTURA.
Os artistas plasticos: Sula Dray, Ed Ribeiro, Ofélia Torres, Tissi Mouzinho e Solange KamenetzS.

Sula Dray, sorridente, declara “estar muito feliz e honrada porque recebeu uma linda critica do co curador da exposição, o querido escritor e critico Alexandros Papadopoulo “As criações de Sula Dray são belos exemplares de uma arte afirmativa, cristalina, mas, dada sua dinâmica interna, não cristalizada - isso sim, comprometida com o lado solar da existência - com a felicidade, que é o que todo ser humano busca na vida. Escrevi recentemente que as pinturas de Sula passam a sensação de que sabem que são olhadas e gostam de ser olhadas e tudo fazem para seduzir nosso olhar e coração.
Sula viveu momentos de intensa emoçao, pois recebeus varios elogios pelas suas magnifcas obras expostas.

A Artista Plastica Solange KamenetezS, radicada na França, estava feliz e honrada em estar expondo numa das mais belas vitrines mundiais, que é Paris.
Solange posava alegremente ao lado de outros artistas e apresentava orgulhosamente suas obras e a critica do Co Curador: “
“ Sem deixar de ser realista, a pintora Solange KamenetzS revela em seus quadros alguns princípios básicos do Expressionismo. O primeiro deles é o realce da subjetividade da artista, pois ela não deseja apenas re-produzir a paisagem, os elementos do mundo. Sua intenção é a de re-criar o mundo objetivo, através de uma visão lírica, poética – e não apenas representá-lo da mesma forma que é visto. Para este gênero de ação, já existe a fotografia, que nenhuma pintura conseguirá sobrepujar em matéria de cópia do modelo. Sem se opor à objetividade da imagem, Solange valoriza as forças subjetivas da expressão pictórica.
A paisagem – a floresta, a vegetação, os coloridos florais – é um de seus temas preferidos. Se no desenho, na representação figurativa de suas telas, ela se aproxima mais do Impressionismo (a captura de um instante poético, que então é congelado no tempo), nas cores de seus quadros ela é decididamente expressionista. Porque em suas telas as tonalidades cromáticas refletem mais o universo afetivo da artista do que a captação mimética das nuances de cor da paisagem. Como toda pintora assumidamente expressiva, Solange trabalha com a cor-emoção, dinamizada pelo contraste intenso entre os tons, estratégia que a artista prefere, ao invés de fazer gradações suaves, passagens de uma tonalidade à outra. Neste horizonte, a paisagem pintada torna-se poema ótico, expressão de lirismo subjetivo, mensagem visual emocionada. [...]

O artista plasticos Ed Ribeiro, esta “ sentindo no paraiso”, porque foi agraciado com a mais alta insignia da Academie que completou 95 anos de vida.

Ed Ribeiro, se diz “ feliz e honrado com essa comenda”, pois antes dele grandes personalidades do mundo inteiro ja foram condecoradas.
“Eu filho da Bahia, apaixonado pela minha terra, meu povo, minha arte e cultura; ser agraciado nessa academia que já honrou personalidades como”: Rainha da Bélgica, Rainha Sikit da Tailândia, Louis Lumiére, Cardeal Verdier, Sacha Guitry, Louis Breguet, Colette, Marie Curie, Marcel Prevost, Georges Duhamel, Marisa Bastie, Paul Claudel, Marcel Pagnol, Yves Duteil, Paul Belmondo, Jean Yves Cousteau, Line Renaud, Christian Cabrol, Jean Marie Lehn, Jean Carriére, Xavier Emmanuell, François Nourrissier, Maurice André, Cardeal Paul Poupard, Abdoulaye Wade, Presidente do Senegal, Michelle Morgan, Professor Alain Berthoz, Remo Forlani, Princesa Lalla Meryem de Marrocos, Peter Bloch, Soledad Lopez, David Douillet, Campeão Olímpico de Judô, Colette, Professor Pasteur, Alain Decaux, Os Irmãos Farman, Maurice Schumann, Pierre Osenat, Mick Micheyl, Yves Berger, Traian Basescu Presidente da Romênia, Fabrice Luchini, Milton Nascimento, Milton Gonçalves, José Wilker, Marcos Pontes, Mauricio de Sousa, Ignácio Coqueiro, Maria Rita, Edgardo Martolio, Gerald Thomas Aloysio Legey, Ruy Ohtake,Joel Zito de Araujo, Isis Berlinck Renault, Seu Jorge, Leci Brandão, Ângela Leal, Professor Erasmo Nuzzi, Pedro Garcia, Hamilton Faria, Alcione, Antonio Pitanga, Altay Veloso, Gagliastri, Nikko Kali, Stella Leonaros, Lygia Bastos, Martinho da Vila, Rui Mingas, ...
“Agradeço a todos os amigos baianos que sempre me prestigiaram e incentivaram minha carreira.
Esse ano é um ano de grande importância em minha vida e carreira profissional, pois decidi viver alguns meses em Paris para expor e promover a minha arte.
Essa comenda também tem um sabor de reconhecimento pelo meu trabalho de promover as artes e cultura baiana na França e no Mundo.
A Bahia é um dos estados brasileiro mais amado e escolhido no roteiro turístico dos franceses, isso facilita muito poder investir e trazer nossa arte e cultura para a maior vitrine mundial da Cultura.
A Artista Tissi Mouzinho, esta “muito feliz, com o convite da RIOARTE e DIVINE para exporem suas obras em Paris. Com muitas idéias e projetos pra 2011, diz que todo o artista deveria investir em sua carreira, e passar alguns meses na Capital Luz, para se reciclar, aprender, trocar experiências e permitir a evolução pessoal e artística.
«Paris nos ilumina e nos transcende...»
Ofélia Torres , “diz estar vivendo um grande momento em sua vida, grandes mudanças, grandes projetos, e que estava imensamente feliz em participar do L’Univers Brésilien, principalmente pela qualidade das obras expostas”.
O Universo Brasileiro em sua quinta edição, se consolida em Paris, onde cada vernissage atinge o maior sucesso, com a presença de um publico Frances e Brasileiro, sempre em busca , das cores, das formas, da riqueza do Universo Brasileiro.


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire