samedi 10 juillet 2010

Rui Mingas agraciado pela Académie Arts Sciences Lettres

Foto: Dr Rui Mingas, Diva Pavesi e o Adido Cultural da Embaixada de Angola em Paris
Sr. Mixinge
ANGOLA BRILHA EM PARIS

Rui Mingas ovacionado na Société Académique Arts Sciences Lettres, emocionado pela outorga das altas insígnias da Academie, recebe a Medalha de Ouro



Texto: Diva Pavesi
Fotos: Luis Pavesi


Paris ensolarada viveu momentos de grande emoção ao receber altas personalidades lusófonas, para receber as láureas da Academie Arts Sciences Lettres, coroada pela Academie Française.


Láureas para Angola, Brasil e Portugal

A Sociedade Acadêmica Francesa Arts Sciences et Lettres, coroada pela Academie Française festeja 95 anos de vida e outorga pela primeira vez na historia, suas altas insígnias à uma personalidade angolana: Dr. Rui Mingas, ex Ministro dos Esportes, Vice Ministro da Cultura, Embaixador de Angola em Lisboa e Cabo Verde.
Rui Mingas, poeta, escritor , autor e compositor, recebeu aplausos nos Salões Nobres do Intercontinental em Paris, diante de uma magnífica platéia de 700 pessoas, vindas do mundo inteiro para assistirem , a outorga dessa alta distinção ao DR Rui Mingas, pelos relevantes serviços prestados ao mundo.


A abertura da cerimônia solene foi presidida pelo Conselho Superior de Recompensas, e a Presidente da Academie Madame Jacqueline Vermere, que deu as boas vindas aos dignitários e convidados, ressaltou a honra e grande alegria que sentia naquele momento de congraçamento entre povos oriundos do mundo inteiro que estavam reunidos em Paris, para o engrandecimento e encantamento do Mundo, das Artes e da Cultura.

A Cerimônia Solene de entrega das altas insígnias agraciou no Salon Opera do Intercontinenal Hotel, 300 Laureados, dentre eles, 36 Laureado , lusófonos, sob a responsabilidade da Administradora e Delegada para a África, Portugal e Brasil , Diva Pavesi, Presidente da Divine Productions.

A Presidente enfatizou o grande valor da Academie que já honrou grandes personalidades como: Suas Majestades as Rainhas da Bélgica e da Tailândia, Louis Lumiere, Colette, Marcel Prevost, Marie Curie, Sacha Guitry, Jean Paul Belmondo, Milton Nascimento, Milton Gonçalves, Maria Rita, José Wilker, Alcione, Leci Brandão, Seu Jorge, e esse ano dentro da musica : Rui Mingas, Martinho da Vila, Rao Kyao e Eugenia de Mello e Castro.

DIVINE DIASPORA LITERATURA EM PARIS

Durante a Semana da DIVINE DIASPORA LITERATURA, Rui Mingas Presidiu o evento.
Com muita emoção afirmou: “Fico muito feliz de ver que uma Fundação presidida por uma cidadã franco- brasileira defende e promove as artes e cultura lusófona em Paris.
Principalmente pela honra que me concedeu em presidir esse primeiro Encontro.

Sem duvida que as artes, letras e cultura angolana poderão ser ainda mais conhecidas e respeitadas através dessa ação.

Tive um imenso prazer em reencontrar aqui durante os eventos , o meu grande amigo e irmão: Martinho da Vila, e ter sido abraçado calorosamente por poetas brasileiros, e pelo grande compositor e líder da Banda Kassav, Jacob Desvarieux, o pai do ZOOK.

«Divine Diáspora se tornara sem duvida, num dos mais importantes eventos culturais nessa grande vitrine que é Paris.»







Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire