lundi 25 avril 2011

DIVA PAVESI APRESENTOU DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS

Diva Pavesi Curadora da Divine L'Univers Brésilien com o Padrinho da Exposiçao: NIKKO KALI





Noite de grande sucesso, na quinta amostra de Arte Brasileira em Paris.

A Curadora e orgnizadora do L'UNIVERS BRESILIEN de Maio de 2011, apresentou 14 artistas plasticos Brasileiros de varias regioes do Brasil:
O Padrinho dessa Exposition, foi o artista plastico NIKKO KALI, Medalha de Ouro da Academie Arts Sciences Lettres,


L'UNIVERS BRESILIEN 2011 - Exposition des Artistes Plasticiens Brésiliens à Paris.

DIVA PAVESI, Presidente de DIVINE INSTITUT DES ARTS ET CULTURE, organizou uma belíssima exposição de artes plásticas brasileira para festejar os 15 anos da sua instituição.


São 14 artistas plásticos Brasileiros, e tem como Padrinho dessa exposição o artista Plástico Nikko KALI, Medalha de Ouro da Société Académique des Arts et Cultura, que vai outorgar as seguintes Medalhas da Divine Institut: Medalhas de Ouro, Prata e Bronze.

Vernissage: 19 de Maio de 2011 às 20 Horas

Exposição: de 19 aos 28 de Maio de 2011

www.divineinstitut.org

Apoio Cultural: Saber Cultural

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS


A Artista Plástica Thereza Theodora

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , a artista plástica Thereza Theodora , que será agraciada pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insígnias.

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS


A Artista Plástica RIZU

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , a artista plástica RIZU , que será agraciada pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insígnias.


DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS



A Artista Plástica Ray Di Castro

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , a artista plástica Ray Di Castro , que será agraciada pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insígnias.


DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS



O Artista Plástico Sayão Romita

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , o artista plástico Sayão Romita, que será agraciado pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insígnias.

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS


A Artista Plástica Lilian de Barros

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , a artista plástica Lilian de Barros , que será agraciada pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insígnias.

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS


A Artista Plástica Isabel Roberts

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , a artista plástica Isabel Roberts , que será agraciada pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insígnias.

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS


O Artista Plástico Iran Dantas

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , o artista plástico Iran Dantas, que será agraciado pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insígnias.

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS

O Artista Plástico Harrison Gomez

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , o artista plástico Harisson Gomez

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS

O Artista Plástico Guaraci Gabriel

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , o artista plástico Guaraci Gabriel , que será agraciado pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insígnias.

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS

A Artista Plástica Giseli D’Ajuz

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , a artista plástica Giseli D’Ajuz , que será agraciada pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insígnias.

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS


A Artista Plastica Giovana Correia


Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , a artista plástica Giovana Correia , que será agraciada pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insígnias.

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS

A Artista Plastica Anna Carolina

Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , a artista plastica Anna Carolina.

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS


A Artista Plastica Dyandréia Portugal


Divine L'Univers Brésilien 2011 , vai apresentar na Galerie Everarts em Paris , a artista plastica Dyandréia Portugal, que sera agraciada pela Société Académique Arts Sciences Lettres, com as mais altas insignias.

DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN DAS ARTES PLASTICAS BRASILEIRAS EM PARIS


Diva Pavesi, Presidente da Divine Institiut des Arts et Culture vai lançar a DIVINE L'UNIVERS BRESILIEN 2011 das Artes Plasticas Brasileiras

A célebre Galerie EVERARTS em Paris, mais uma vez apresenta a amostra brasileira.
A Amostra apresenta a artista plastica Angélica Bittencourt que vai também ser condecorada pela Société Académique Arts Sciences Lettres.

Diva Pavesi entrevistada pela Revista Raça






DIVA PAVESI
Além do carnaval
Ex-porta-bandeira da Rosas de Ouro dá show de superação e promove artes brasileiras no exterior

POR JUSSARA GOYANO




Conteúdo era uma meta, quase uma obsessão para a jornalista e relações públicas Diva Pavesi, hoje com 54 anos. "Esse seria o meu diferencial", conta ela, nascida e criada na Freguesia do Ó, em São Paulo. "Queria mostrar que é possível viver na vertical", diz, tentando desfazer a impressão que, erroneamente, ainda se tem das "mulatas" da periferia e do carnaval brasileiro.

Antes de ser uma das porta-bandeiras mais conhecidas de sua época, Diva foi doméstica (começou com 8 anos de idade, lavando pratos em cima de um banquinho), mas soube aproveitar as oportunidades que teve para se tornar o que é hoje: de moça pobre do samba transformou-se em uma espécie de embaixadora da arte e cultura brasileiras na França (e vice-versa). "Sempre tive o nariz em pé", explica, relembrando a infância difícil e violenta, à qual não sucumbiu. Trajetória com resultados: depois dos estudos básicos apoiados pela patroa alemã - "Tia Erza" -, e dos diplomas obtidos junto à Fundação Cásper Líbero, em São Paulo, Diva pós-graduou-se na Sorbonne, em Paris, e na Universidade de Dublin, na Irlanda. Fala fluentemente quatro idiomas: francês, inglês, italiano e espanhol. Criou e dirige o Divine Institut des Arts et Culture e sua própria editora, e com eles promove exposições, saraus e publica livros diversos. Seus eventos ocorrem nas mais importantes galerias de Paris, bem como em salões de museus célebres, como o Louvre. Ela segue trabalhando em rádio e TV, além de suas atividades de promoção cultural e como membro e delegada, por Brasil e Portugal, da Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras.

NÃO É NADA FÁCIL
A relações públicas venceu não sem enfrentar um "velho conhecido" de sua história, aquilo a que chama de "discriminação étnica", para não dizer a palavra que tanto detesta (preconceito). "Não é fácil ser negra no seu País, imagine lá fora", afirma. Aqui, por causa da discriminação, Diva - filha de mãe negra com pai português e branco (ex-cozinheiro da família Matarazzo) - viveu muito tempo sem saber de sua verdadeira origem.
Seu pai sumiu, por influência da família, que não admitia o relacionamento dele com a mãe, obviamente por causa de sua cor. Em uma festa de casamento ele reapareceu, o que poderia significar o acesso de Diva a uma nova realidade, bem distante das surras e broncas perpetradas pelo padrasto contra a mãe e ela, na época com seus 12 anos. Infelizmente, o contato ficou por aí. Foi quando caiu em si sobre a dificuldade irradiada por sua condição social. Mas deu de ombros a essa constatação, tendo certo o que queria para tudo ser diferente: "Casar por amor, respeito e nada de conviver com a violência", conta ela. E, claro, uma dose extra de estudo. Com todo e qualquer obstáculo, seguiu sendo a melhor aluna da classe, juntando-se aos coleguinhas com a mesma vocação. "Tinha intolerância com quem não queria estudar, subir na vida. Procurava as amiguinhas inteligentes." Foi assim que Diva, na época uma beldade em potencial, aproveitou a formação e disciplina que lhe proporcionava a Tia Erza, com acesso a todo tipo de conhecimento e leitura. "Foi ela quem me ensinou rigor e pragmatismo", explica a jornalista, que, no entanto, não negou aquilo que sua bela aparência pôde lhe proporcionar.
INFLUÊNCIA DE BAMBAS
Aos 16 anos, de tão bela, Diva chamou a atenção dos organizadores da escola de samba Portelinha, em São Paulo, que pediram, encantados, que ela segurasse o estandarte durante um ensaio, substituindo a porta-bandeira oficial. E Diva rodopiou como se nunca tivesse feito outra coisa na vida. Tornou-se, assim, a primeira porta-bandeira da Portelinha e, mais adiante, assumiu a mesma função na Rosas de Ouro, permanecendo de 1974 a 1986. "Fui batizada pela famosa Vilma da Portela. Em 1975, o grande visionário presidente Basílio me levou para assistir aos desfiles das escolas do Rio de Janeiro e me incentivou a aprender a dançar como as grandes porta-bandeiras Vilma, Mocinha e Neide", conta.
Nesse tempo, foi duas vezes consecutivas a primeira Princesa do Carnaval Paulistano (1983 e 84). Trabalhou como manequim do antigo Salão Internacional da Indústria Têxtil (Fenit). Posou para a Playboy e tornou-se garota-propaganda da marca Cartier no Brasil. Tudo isso, no entanto, sem deixar de cursar as faculdades de jornalismo e relações públicas. E foi mãe, aos 19 anos!

"DISCRIMINAÇÃO É, NA VERDADE (E EM TODOS OS SENTIDOS), FALTA DE EDUCAÇÃO"

PIONEIRA NA TV
Como jornalista, Diva foi a primeira âncora negra da TV brasileira, na emissora paulista Gazeta, em meados da década de 1980. Deram-lhe um horário de boa audiência e o programa musical Night Clip. Mas ela queria mais. Queria ter novos aprendizados em outros países - descobriu ainda menina a sua facilidade com idiomas. Pediu ao professor Erasmo Nuzzi (na época, diretor da Cásper Líbero) uma ajuda na carreira internacional. Assim, tornou-se professora da primeira Faculdade de Comunicação Social de Lisboa, em Portugal. Lá não foi diferente: tratou de ser a primeira negra brasileira a apresentar um programa na RTP, emissora local, liderando a audiência, e fez par com o famoso jornalista português Ruy Castelar também no rádio. Um passo para toda a Europa.
A jornalista já tinha ido a Paris, em férias, quando disse para si mesma: "quero morar aqui", profetizando sua vida, em uma visita à Torre Eiffel. Eis que, em Portugal, conheceu o grande amor de sua vida, um francês de 23 anos (Diva tinha, então, 30). Tratava-se de um jovem e promissor empresário. Diva casou-se em 1991 e seu relacionamento já dura 25 anos. Foi aí que se mudou para a Cidade-Luz, onde tudo aconteceu: reforçou seus estudos, criou o instituto, escreveu e promoveu livros, conduziu diversos eventos, passando temporadas em países europeus distintos.

jeudi 14 avril 2011

Diva Pavesi Apresenta Autores Brasileiros em Paris












Diva Pavesi Apresenta no Salon du Livre 2011, a DIVINE COLLECTION com 22 autores Brasileiros, um autor françes e outro autor boliviano e seus cinco tradutores, para ingles, frances e espanhol.





O Salon du Livre de Paris recebeu mais de 180 mil visitas.
A DIVINE EDITION em parceria com a YVELINEDITION, criou a Divine Collection que conta atualmente 22 autores BRASILEROS;
Nessa foto esta o Poeta LUIZ DE MIRANDA e a Jornalista e Escritora VAL BEAUCHAMP.

Segue a lista completa dos autores que estiveram no Salon du Livre lançando suas obras: Val Beauchamp, Luiz de Miranda, Alcina Morais, Jo Mendonça Alcoforado, Maria Araujo, Aguinaldo de Bastos, Marcos Rabello, Alba Pires, Ilda Costa Brasil, Ana Maria Paula Costa, Eliane Maria Dantas e FALARJ, Joyce Cavalccante e REBRA.




Fotos com a Alcina Morais, lançando seu livro intitulado: Olho D'Agua.














As autoras do Rio Grande do Sul: Alba Pires Ferreira, Ilda Maria Costa Brasil e Ana Paula Costa Brasil, nao puderam estar presentes no Salon du Livre de Paris, mas o Diretor da Yvelinedition , Monsieur François Baudez, e sua Diretora de Coleçao: Diva Pavesi, fazem em conjunto o lançamento do livro das autoras: L'Essence de la Poésie.