mardi 8 septembre 2009

Ano da França no Brasil - Patrice Chéreau encena dois espetaculos em Porto Alegre



Patrice Chéreau encena dois espetáculos em Porto Alegre no Ano da França no Brasil
O ator e diretor francês apresenta a montagem de “La Douleur” e “Le Grand Inquisiteur” no Theatro São Pedro de 9 a 13 de setembro

O grande ator e diretor francês Patrice Chéreau leva a Porto Alegre a montagem de dois espetáculos em setembro, durante as comemorações do Ano da França no Brasil. Chéreau estará em cartaz no Theatro São Pedro de 9 a 13 de setembro, com apresentações de “La Douleur” (A Dor), texto de Marguerite Duras, e de “Le Grand Inquisiteur” (O Grande Inquisitor), de FiódorDostoiévski. As apresentações integram o festival 16º Porto Alegre em Cena.

“A participação de Patrice Chéreau na programação do Ano da França no Brasil será inesquecível, com as apresentações de ‘La Douleur’ e de ‘Le Grand Inquisiteur’. É uma grande oportunidade tanto para seus admiradores quanto para aqueles que não conhecem a sua obra de conferir ao vivo a sua maestria no teatro”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

Chéreau estreia no palco do Theatro São Pedro com “La Douleur”, que será encenada nos dias 9, 10 e 11. O texto escolhido é um dos mais perturbadores da literatura do pós-guerra, em forma de diário, onde a escritora Marguerite Duras relata sua angústia enquanto espera o regresso de seu marido, deportado para um campo de concentração nazista em 1945. O sofrimento e a lucidez do texto fascinaram Chéreau e a sua atriz fetiche Dominique Blanc, que decidiram montar o espetáculo com a colaboração do coreógrafo Thierry Thiéu Niang. O resultado foi encenado pela primeira vez em outubro de 2008.

Em seguida, nos dias 12 e 13 de setembro, Chéreau fará uma leitura dramática de “Le Grand Inquisiteur”, capítulo do livro “Os Irmãos Karamazov”, romance essencial de Dostoiévski, que relata a volta de Jesus Cristo à Sevilha do século XVI. Em sua chegada, Jesus é aclamado por uma multidão em delírio e, neste exato momento, o Inquisidor, que por ali passava, fica ressentido e manda prendê-lo. À noite, vai visitá-lo em sua cela e o repreende por sua volta, que perturba a Igreja.

Patrice Chéreau nasceu em 1944. Diretor, comediante e cineasta, é uma das maiores personalidades das artes na França e no mundo. Dirigiu muitos espetáculos e filmes, entre eles “A Rainha Margot”, com Isabelle Adjani, Daniel Auteuil e Jean-Hugues Anglade, “Os que me amam tomarão o trem”, “Intimidade”, “Seu Irmão”, Urso de Prata em Berlim em 2003, e “Gabrielle”, selecionado para o Festival de Veneza em 2005.

O 16º Porto Alegre em Cena é apresentado pela Petrobras e Braskem, com patrocínio da Caixa, Multiplan e Barra Shopping e apoio cultural do governo federal, Ministério do Turismo, Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Panvel.

Serviço:
La Douleur
Dias 9, 10 e 11, às 21h

Le Grand Inquisiteur
Dias 12 e 13, às 21h

Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, s/n° - Porto Alegre
Ingressos: R$ 20

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire