dimanche 18 décembre 2011

DIVA PAVESI CONDECORADA COM A MEDALHA GRANADEIRO DO IMPERADOR



Diva Pavesi foi condecorada pelo Comandante do Primeiro Batalhao de Guardas - Guarda do Imperador - 1823 Coronel Alfredo Bottino, pelos relevantes serviços prestados às Artes e Cultura e pela promoçao das Forças Armadas Brasileiras na França

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Anverso da Medalha:
Base em resplendor de raios de ouro brilhante, irradiando em todas as direções,significando o valor dos objetivos alcançados pelo 1º Batalhão de Guardas, sobrepostos por Cruz Pátea com braços em campos de ouro martelado e bordas em ouro brilhante, simbolizando as Caravelas portuguesas; carregando na cabeça de cruz em sinople ramos, no lado direito um ramo de café no esquerdo um ramo de tabaco, lembrando as riquezas do Brasil império e ao centro destes o conjunto em sinople, compasso, esquadro e letra “G” maiúscula interiorizada, lembrando a Ordem Maçônica que pertencia Dom Pedro I e de real importância na independência do Brasil.
Nos braços direito e esquerdo da cruz, em sinople, encontra-se a figura de dois dragões, um de cada lado, ainda em posição de afronte, simbolizam a proteção dos soldados a pé (cavaleiro infantes); no braço de pé da cruz, um listel ondulado, esmaltado de sinople com o dístico maiúsculo, em alto relevo em ouro brilhante “PARA O POVO, PELA NAÇÃO” de Dom Pedro I.
Sobrepostos à cruz, dois Escudos de Philip (o mais usado no período imperial), esmaltados em campo de sinople, sendo um menor dentro do maior, tendo ambos as bordas douradas e no intervalo dos escudos, em chefe, o dístico maiúsculo dourado “MEDALHA MÉRITO” e no mesmo intervalo de destra para sinistra o dístico em maiúsculo dourado “GRANADEIRO DO IMPERADOR” completando assim o nome da medalha.
Em abismo, em campo de sinople a Cruz Pátea armada de goles sobreposto pela esfera armilar com faixa cruzada em ouro brilhante, lembrando as conquistas portuguesas, presentes na Bandeira do Brasil Império.
A medalha encimada por coroa imperial esmaltada de verde, com bordas douradas, luzes de pedras em goles na aba e ao alto da coroa a Cruz de Cristo armada de goles.
Verso da Medalha:
Campo martelado apresentando ao centro em alto relevo, em letras maiúsculas na cor verde de op dístico “MEDALHA DO 1º BG”, abaixo o dístico: “RIO DE JANEIRO/RJ” e na linha inferior o dístico “BRASIL”.
Passador:
Moldura vazada, com grampos laterais de pressão, no mesmo metal da medalha, em ouro brilhante, fundido ao centro a Cruz Pátea armada em goles que se encontra sobreposta a esfera armilar cruzada por faixa diagonal também em ouro brilhante.
Barreta:
Peça avulsa, em forma de moldura vazada, em ouro brilhante, no mesmo metal da medalha, com base de fundo em metal acolchoado pela mesmo fita da medalha equipada com grampos de pressão específicos para uso em uniformes.
A Fita:
Fita de gorgorão chamalotada, com as cores heráldicas da família imperial (verde e amarelo) e do Exército Brasileiro (azul e vermelho) contendo duas listras verticais de 2 mm de largura separadas por espaços de 1 mm, dispostas no quarto direito da fita,sendo um lista em amarelo e outra dividida em duas cores (azul e vermelho). A fita fixada em suporte de metal dourado, de 2mm onde se prende a medalha por meio de argola e contra-argola.
Dimensões Externas:
Cruz Pátea – 40 mm de bordas externas do braço esquerdo ao direito e 47 mm do alto da coroa à borda externa do braço inferior.
Fita – 35 mm de largura x 58 mm de comprimento.
Passador: 37mm de largura x 9 mm de altura com espessuras de 1 mm
Barreta: 37 mm de largura x 9 mm de altura com espessuras de 1 mm
Rio de Janeiro, RJ, 25 de Agosto de 2011.

ALFREDO DE ANDRADE BOTTINO – Coronel
Comandante do 1º Batalhão de Guardas
“Batalhão do Imperador”

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire